sábado, 7 de novembro de 2009
Twitter! SIM! TWITTER!
Projeto Vitória no Twitter!
domingo, 1 de novembro de 2009
Reconhecendo as primeiras letras...
Acelera, Senninha!
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Usando o Editor de Textos
Produzindo no Laboratório de Informática...
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Professor: você é "o cara"!
Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lheensinou...
Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendotodos os dias, a cada dia é única e original...
Ser professor é encontrar pelo corredor com cadaaluno,olhar para ele sorrindo, e se possível, chamando-opelo nome para que ele se sinta especial...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é envolver-se com seus alunos nos mínimos detalhes, vislumbrando quem está mais alegre ou mais triste, quem cortou os cabelos, quem passou a usar óculos, quem está preocupado ou tranquilo demais, dando-lhe a atenção necessária...
Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é equilibrar-se entre três turnos de trabalho e tentar manter o humor e a competência para que o último turno não fique prejudicado...
Ser professor é ser um "administrador da curiosidade"de seus alunos, é ser parceiro, é ser um igual na hora
de ser igual, e ser um líder na hora de ser líder, é saber achar graça das menores coisas e entender que ensinar e aprender são movimentos de uma mesma canção: a canção da vida...
Ser professor é acompanhar as lutas do seu tempo pelo salário mais digno, por melhores condições detrabalho, por melhores ambientes fisicos, sem misturar econfundir jamais essas lutas com o respeito e com o fazer junto aoaluno.Perder a excelência e o orgulho, jamais!
Ser professor é saber estar disponível aos colegas e ter um espírito de cooperação e de equipe na troca enriquecedora de saberes e sentimentos, sem perder a própria identidade.
Ser professor é ser um escolhido que vai fazer"levedar a massa" para que esta cresça e se avolume em direção a um mundo mais fraterno e mais justo.
Ser professor é ser companheiro do aluno, "comer do mesmo pão", onde o que vale é saciar a fome de ambos, numa dimensão de partilha..
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Mesa de trabalho
Turminha em sala!
Avaliar e pedir
Estar bem aqui
Os sorrisos são mais constantes, agora!
É bom ver despertado nesses adolescentes a alegria e a confiança no olhar do outro; sabendo-se expostos, ainda assim querem aparecer para o mundo como aqueles que estão buscando...
No que vai dar? Não sei. Mas já me sinto contente por tê-los assim; nesse lugar, nesse dia, nessa hora, desarmados para a vida.
Seu nome é poesia, agora!
A poesia escrita...
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Trabalho extra...
Não sou alfabetizadora. Minha formação é de Língua Portuguesa, mas sem nenhum conhecimento de alfabetização além da leitura de alguns - esporádicos - textos teóricos.
Pedi para ver seu caderno e, surpresa, percebi que a última aula de História estava em dia, com texto copiado e o início das perguntas do livro também! Pedi que começasse a ler o texto para que eu discutisse e explicasse seu conteúdo, vocabulário desconhecido etc..
O menino ficou olhando para o caderno absulutamente mudo! Perguntei então se ele não conseguia ler e ele, cobrindo o rosto, fez que ia chorar! Francamente, pela experiência que tenho no trato com ele, não acreditei nas suas lágrimas. Todas as vezes que tivemos problemas, ao ser cobrado ele chorou e contou mentiras tentando livrar-se da culpa e das cobranças dos pais.
Mas que ele não conseguiria realmente entender o que estava escrito ali era, sim, uma certeza para mim!
Mandei fechar o caderno, guardar o livro e me esperar.
Abri o CD que estava no PC da sala dos professores sendo usado por uma professora e procurei uma atividade do 1o.ciclo (o menino é do 6o. ano!). Olhei, olhei, olhei, mas, a princípio, não encontrei nada que pudesse ser feito com autonomia pelo pequeno. E aí?
Aí pensei em começar pelo alfabeto. Fiz as letras maiúscula em bastão e pedi que copiasse do Dicionário Infantil Aurelinho (distribuído pelo PNLD às Salas de Leitura) e escolhesse três palavras para cada letra.
Algum tempo depois a folha estava toda feita.
Após o recreio, com mais tranquilidade, sentei o menino ao meu lado e pedi que lesse as palavras que tinha copiado. Aí começaram as dificuldades e minha avaliação do que era ou não capaz de reconhecer.
Fiz com que percebesse diferenças de sons da mesma letra em função da sílaba, dígrafos, terminação verbal (uma dificuldade imensa, já que essa história de desinência verbal _r é um mistério insondável!)... Enfim: ler foi uma aventura, um desbravar de florestas insondáveis!
"Lá pelas tantas, chegamos ao T". E à tábua.
- O que é tábua ?
- Um pedaço de madeira, de "pau"...
- Tábua? Não é tauba ?
- NÃO! É tábua!
(Cara de espanto!)
- Mas a tauba de passar é tauba!
-NÃO! É tábua também!!
- É SIM!
-NÃO, não é...
(Nova cara de espanto!)
- Então eu posso falar para a minha mãe que é TÁBUA?
- Claro que pode! É tábua mesmo!!!"
Parece texto de Millor Fernandes ou Luís Fernando Veríssimo, mas não é. Foi hoje. Lá na minha escola, com um aluno de 6o. ano, que está tendo oportunidade de aprender a ler aos 12 anos.
Tempo acabado, o menino saiu perguntando se amanhã eu vou ficar com ele para ensinar ele a ler novamente.
Não. Não vou. Aliás, dificilmente eu irei. Mas que dá vontade de ficar com cada um deles o dia todo, dá!
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Sábado pós Ponto Facultativo
domingo, 27 de setembro de 2009
Sala de aula: sem vergonha de SER!
Atenção!
Hora do lanche, que hora tão feliz!
Feliz Aniversário, Iure!
O aniversário é seu e a alegria é nossa, por você estar aqui!
Porque só estamos aqui por sua causa, ora!
O sábado é de sol, mas a luz é a que começa a surgir para você; iluminando seu futuro com a luz do conhecimento e da capacidade de ler mais do que impressões ou a palavra dita pelos outros.
É a SUA palavra que tem voz! É para isso que você está aqui!
Parabéns para você...
Brincadeiras no Intervalo
Acompanhando...
sábado, 19 de setembro de 2009
Aproveitando a avaliação do "Se Liga", feita no dia 18, pedimos que o pessoal do Projeto Vitória fizesse uma testagem dos alunos com a mesma prova. Resultados nada auspiciosos...
As lamparinas do juízo deles estava completamenta apagada...
Pedimos que fizessem com seriedade para que possamos planejar o trabalho a partir do conhecimento das dificuldades específicas de cada um. Triste realidade. O trabalho é longo... Mas chegaremos lá!
domingo, 13 de setembro de 2009
Grande colaboradora para que o trabalho dê certo.Para que estejamos lá em cima, atendendo professoras e crianças, ela ainda fica de olho na entrada e no telefone quando acaba de arrumar a cozinha. É quando precisamos dar uma mãozinha para a visita ao Laboratório de Informática.
Todos a postos!
Todos temos participado da aula, ajudando no laboratório a orientação das professoras; Coordenação ou Direção, estamos lá, lado a lado com as crianças buscando conhecer seus limites e conduzi-las para que avancemos todos juntos.
sábado, 5 de setembro de 2009
Hora do intervalo!
Já melhoraram muito, nas últimas semanas. Agora é ver se nossa "quadra" tem tamanho suficiente para as marcações do badminton.
Medindo já na segunda-feira!
Um ótimo fim-de-semana prolongado para todos!
Terceiro Sábado...
Alfabeto móvel. Brincando de escrever as palavras que aparecem na poesia...
Eles curtem tudo que se propõe; querem mesmo aprender! Mas é preciso criatividade, paciência e competência.
Essa atividade de hoje substituiu a visita ao laboratório de informática, que não pode virar uma "rotina" e ficar chato...
domingo, 30 de agosto de 2009
Belinha não passou mal como na semana passada e aproveitou bem! Participou de tudo e é muito curiosa para aprender. Mas quanto falta... O trabalho precisa ser intenso e contínuo, mas como suprir tantas deficiências (para muito além da escola) em tão pouco tempo? De que outros recursos precisaríamos?
Apesar da agitação constante, ela é dócil, carinhosa e quer progredir. É o que vale.
Sucesso é a meta!
ALFABECLICANDO...
Programa criado pela Luciene, da Informática da 3a. CRE, com o Visual Class. Essa aí é a segunda fase. Assim, uma ajudando a outra, deveria ficar um pouco mais fácil, pois já dá para perceber quem tem maior ou menor dificuldade, mas...
semana que vem não vai dar para juntar as duas turmas; eles se agitam demais quando há dois em cada computador...
Mas é um recurso ótimo! Dá muito certo. Até o final do ano eles ainda virão aqui para comentar, vocês vão ver!
sábado, 22 de agosto de 2009
Informatizando...
Hora do Lanche!
Leitura...
Identidade...
Dois a dois sorrisos...
Preparando o material...
Porque podemos fazer muito por cada um, mas não podemos querer por eles; agir por eles; crescer por eles. Ser gente é uma construção solitária.